domingo, 9 de agosto de 2009

Morte ao Internet Explorer 6

por Lucas Vegi - Movimentos interessantes vem ocorrendo por toda a internet nos últimos meses mobilizando um número cada vez maior de pessoas a favor da morte do I.E 6.

A iniciativa partiu de desenvolvedores e web designers que já não suportavam mais terem de se adequar aos padrões ultrapassados desse navegador, visto que seu público ainda é infelizmente muito grande.

Falando como desenvolvedor web que sou, apoio totalmente essa iniciativa, visto que é totalmente frustrante deparar-se com erros inexplicáveis nas aplicações desenvolvidas ao realizar testes no I.E 6. Tudo isso devido a falta de compatibilidade com diversas tecnologias, como por exemplo algumas funções de JavaScript (muitas só funcionam nele na base da gambiarra).

Desde o início do movimento anti-ie6, muitos nomes importante abraçaram a idéia. O Google por exemplo anda colocando avisos "amigáveis" no Orkut e no YouTube dos usuários desse navegador alertando que eles estão utilizando tecnologia ultrapassada e que em um futuro próximo esses sites não serão mais suportado pelo IE 6 (bom que pelo menos no Brasil provavelmente diminuirá bem o número de usuários do ie6). Essa imagem abaixo é referente a um desses avisos exibidos pelo Google em seus serviços.

No Twitter, até o momento dessa postagem, 11.946 pessoas já aderiram a campanha "IE6 Most Die" promovida pelo site Twibbon (eu sou um deles). Se você é usuário do Twitter, provavelmente já deve ter reparado na foto de alguém por lá uma marca d'agua no canto inferior direito com o logotipo do IE6 riscado de vermelho, pois essa é a marca das pessoas adeptas à campanha promovida pelo Twibbon.

O site IE6 no more é resposável por outra campanha interessante contra o antigo navegador da Microsoft. O destaque da campanha promovida por eles é o número de adeptos corporativos que ela atingiu(a lista completa deles está no site da campanha). Esse número deixa claro que com certeza o IE6 está com seus dias contados, pois será impossível manter-se usando ele visto que boa parte dos principais serviços da web passarão a boicota-lo cada dia mais.

Se você ainda é usuário do Internet Explorer 6, fica ai minha dica logo abaixo:

Firefox

Um comentário:

Bráulio Vieira disse...

death ao IE6!

ps: cliquei em dois links patrocinados pelo firefox! hsuahusa