Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TCC: forNUT – Software Web para Análise Nutricional Infantil

"Até que enfim Lucas!"... Pois bem pessoal, não sei se algum leitor do blog pensou isso ao ver essa postagem, mas a verdade é que já a um bom tempo (mais de um ano) venho pretendendo postar meu trabalho de conclusão de curso aqui no mr. BIN mas por diversos motivos acabei deixando pra depois. Pois bem, para os que já haviam me cobrado e estavam esperando por essa postagem, o dia chegou! =D

Brincadeiras a parte, decidi compartilhar com vocês esse trabalho por entender que ele possa ser útil para alguém que esteja pesquisando e/ou trabalhando com temas correlatos. Ele foi realizado por mim como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Minas - FAMINAS em 2009. Tive como orientador o Professor Ricardo Esteves Kneipp e como Co-orientador o Professor Gustavo Willam Pereira.

A idéia para realização desse trabalho surgiu quando eu ainda estava no 4º período da graduação e ainda não tinha conhecimentos técnicos e científicos suficientes para realizá-lo. No entanto ao decorrer do curso a idéia foi amadurecendo, sendo aperfeiçoada e após bastante estudo e dedicação pude concluí-lo.

Para uma breve introdução sobre o tema desse trabalho, eis aqui o resumo do mesmo:

Resumo: Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um software de nutrição baseado no conceito de computação em nuvens. Este software tem o intuito de avaliar crianças de até 10 anos e prescrever planos alimentares. Ele foi projetado utilizando UML e o projeto foi gerido utilizando o método ágil de engenharia de software SCRUM. A implementação utilizou as linguagens de programação PHP e JavaScript, o SGBD MySQL e o servidor web Apache, todas essas, tecnologias de software livre

O forNUT encontra-se disponível em www.fornut.com.br, no entanto ainda em fase beta e com público restrito. Pretendo tocar esse projeto a frente quando estiver com mais tempo disponível e torna-lo totalmente aberto ao público...idéias novas para ele não me faltam.

Espero que esse trabalho possa servir de contribuição para outros e aguardo o feedback de quem por ventura dedicar um tempo de leitura para ele.

FORNUT – SOFTWARE WEB PARA ANÁLISE NUTRICIONAL INFANTIL

Nenhum comentário: