Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Você sabe o que é chiptune?

por Raphael Monteiro - Nos últimos anos um estilo musical eletrônico tem se destacado cada vez mais no cenário mundial da música eletrônica. Com sons digitais e ruídos que nos lembram jogos antigos de vídeo games de 8 bits como o Nintendinho, Game Boy, Master System, MSX e AMIGA esse estilo tem feito muito sucesso em raves e boates, estamos falando da “chip music”.

“Chiptune”, ou “chip music” é um estilo musical escrito em formatos de som cujos efeitos sonoros são sintetizados em tempo real por um computador ou console de video game que gera sons característicos de jogos antigos. Mas ao contrário do que muitos acham a "era de ouro" dos chiptunes foi em meados dos anos 80 até o início dos anos 90, quando estes sons característicos eram os únicos disponíveis para a criação de música em computadores. Os compositores deviam ter grande flexibilidade e criatividade para elaborar seus próprios circuitos eletrônicos sintetizares, uma vez que os sons sintetizados por computador tinham somente geradores de tons e geradores de ruído, isto também impunha limitações na complexidade das músicas. Chiptunes são restritamente relacionados à música de video games. O termo, hoje em dia, é normalmente utilizado para representar música que utiliza sons de sintetizadores para valores artísticos que se restrigem à limitação do hardware. Um dos desafios dos compositores de chiptunes hoje em dia é conseguir produzir os sons característicos utilizando o recurso tecnológico atual, visto que a característica principal do chiptune é a limitação dos recursos.


Apesar da enorme gama de programas gratuitos que podemos encontrar na internet com este intuito, entre muitos outros recursos de hardware principalmente embutidos em placas de som elaboradas para esta finalidade, muitos dos nomes mais conhecidos no mundo do chiptune buscando originalidade, fazem uso de recursos elaborados pelo próprio compositor como associações de circuitos integrados geradores de som e confecção de circuitos caseiros com a finalidade de atingirem sons e ruídos ainda inéditos. Esse esforço faz com que as músicas atinjam níveis cada vez maiores de complexidade trazendo cada vez mais adeptos deste estilo musical nascido na década de 80 e que embalava festas no leste europeu, berço deste estilo.

Veja mais em:
http://remixtures.com/2007/04/ladroes-de-musica/

Nenhum comentário: