domingo, 22 de agosto de 2010

TPF - Tensão Pré-Formatura

Nos últimos dias estive conversando com vários amigos que vão se formar no final do ano e pude perceber em todos eles algo pelo qual passei no ano passado e acredito que a grande maioria das pessoas que estão em eminência de se formarem acaba passando, a chamada TPF (Tensão Pré-Formatura).

Após vários anos de muito esforço na faculdade, você começa a se ver de cara para o mundo. Parece como se você estivesse dentro de uma bolha que esta prestes a explodir e te deixar desprotegido. Nessa fase nos colocamos muito pressionados... É preocupação com o TCC (Monografia) que ainda não está pronto, os prazos finais vão se aproximando e a angústia vai batendo... Preocupação com as últimas provas que você já não está mais com paciência de fazer e a principal preocupação, O QUE EU VOU FAZER DEPOIS QUE ME FORMAR?

Alguns acabam optando por continuar os estudos, tendo desejo de cursar uma especialização ou mesmo ir direto para o mestrado. Essa escolha geralmente vem acompanhada de muitas dúvidas: "Será que meu currículo é bom o suficiente para passar na seleção? Serão os alunos de lá melhores do que eu? Será que eu dou conta?"... Outros acabam preferindo seguir para o meio corporativo, mas nem por isso ficam isentos de dúvidas: "Será que estou preparado? Será que vou conseguir um emprego? Será que vou conseguir um bom salário? Será que estou fazendo a escolha certa?"...

Todas essas dúvidas são muito naturais, dificilmente você passará por essa fase sem ter pelo menos uma delas e acredite, nessa fase nós crescemos muito como pessoas. Para lidar melhor com essas dúvidas, devemos analisar bem todas as possibilidades que temos (que não são poucas!) e principalmente seus desejos. O que você quer ser daqui a alguns anos? Nossos desejos podem nos ajudar bastante a escolher qual direção tomar. Quanto as dúvidas que são relacionadas com seus desejos, só existe uma forma de vencê-las, e essa forma é enfrentando. Enfrente os medos, enfrente as incertezas, enfrente tudo que não deveria estar te atrapalhando, trace metas pessoais e busque alcançá-las a todo custo, seja determinado com seus objetivos e acredite...o resultado de tudo isso poderá lhe surpreender bastante depois de um tempo.

De uma forma ou de outra você irá vencer essa fase e estará se posicionando onde desejou, no mercado de trabalho ou no meio acadêmico. Não tenho muita experiência profissional, porém da pouca experiência acadêmica que posso estar compartilhando, digo que no mestrado as cobranças e a pressão pela qual passamos com certeza são maiores do que todas as que tínhamos na graduação e as vezes achávamos insuportáveis. Não falo isso fazendo "terrorismo" para quem possa se interessar pelo meio, pelo contrário, estou muito satisfeito. Com certeza são cobranças que mesmo sendo maiores do que as que estávamos acostumados, são compatíveis com todos que já passaram por essa complicada fase de incertezas. É muito interessante olhar para traz e ver como a gente evolui tanto em tão pouco tempo.

Portanto, se você está passando por essa fase complicada que geralmente acontece nas proximidades da formatura, não pense que você é diferente dos outros, pois isso é normal e não é motivo de vergonha pra ninguém... faz parte do nosso crescimento. Acredite em você e não tenha medo de vencer!

8 comentários:

kerollen Soares disse...

É Lucas...Li tudo no post..foi interessante ler a minha descriçao nele rsrs...nao vou dissertar sobre ele agora pq estou tentando fazer minha monografia huehauheuaheuahe mas voltareii..e quanto as recomendações vou tentar segui-las!

Jame de Oliveira Balduino disse...

Concordo com tudo que você postou!
a parte que mais achei interessante é quando vc diz pra estabelecer metas..

isso ajuda muito a tirar as dúvidas e angústias desnecessárias!

sucesso!

Cris disse...

Achei muito interessante a forma como expressou nossas inseguranças quando citou a bolha que estoura e nos deixa desproteidos, é exatamente como ocorre, mas acredito que assim como você com esforço iremos alcançar nossos objetivos :)

Renata disse...

Compartilhar sua experiência e admitir ter tido estas dúvidas, nos conforta.
Fico feliz por ainda existir pessoas como você, que mesmo estando onde está, tem a humildade de se preocupar em nos motivar nessa fase tão complicada.

Lucas Vegi disse...

Imaginei que muitos de vocês iriam se identificar com a postagem mesmo. Essa fase complicada é comum a praticamente todos que conheço. Obrigado por estarem prestigiando o blog, espero poder mante-lo atualizado com mais frequencia.

Jame disse...

cuidado para não soltar muitas farofas!

Dhieyson Aguiar Gabriel disse...

Lucas

É fato que existe uma certa "tensão". Entretanto acredito que exista uma grande "mistificação" sobre a dificuldade em realizar o trabalho de curso que pode até causar dificuldades, em algumas pessoas, em realizar um bom trabalho devido a pressão.

Mas a superação nessas barreiras encontradas é que faz um bom profissional. Acredito que a turma de sistemas 2010 consiga superar isso sem problemas.

Lucas Vegi disse...

Sem dúvida todos eles tem capacidade para superar essa fase...a prova disso é que já chegaram até o final. =)