Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2008

"Bons artistas copiam, artistas geniais roubam"

por Raphael Monteiro - Para os que ficaram espantados com o título, ele vem de uma frase famosa pronunciada pelo artista renascentista Leonardo Da Vinci, mas muito longe do renascimento ela retrata bem o espírito do filme Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, 1999), altamente recomendado pela equipe do mr .BIN. Dirigido por Martyn Burke, ele se passa em um período pós Woodstock e mostra a saga de Bill Gates e Steve Jobs como protagonistas do surgimento da microinformática, através do desenvolvimento paralelo de duas empresas americanas, a Apple Computer e a Microsoft, num contexto em que surgem os primeiros ativistas da informática e os hackers. É o início da era da computação pessoal.

A trama começa nos anos 70, quando jovens universitários começam a se envolver com a alta tecnologia da eletrônica computacional. Agem como verdadeiros hackers criando aparelhos para burlar o sistema telefônico e copiando códigos alheios para desenvolvimento de verdadeiras engenhocas desajeitadas que se mostram como os ancestrais dos microcomputadores que usamos hoje. Para Gates e Jobs, "Bons artistas copiam, artistas geniais roubam idéias". Quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou a Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e do outro lado estava Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos, mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta. Conheça os bastidores da história desses dois homens, que usaram todos os tipos de golpes e armas para ganhar essa revolução.

Veja mais em:

http://www.youtube.com/watch?v=exe1fRcW8X8 (trailer)
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=1593



Compare Preços de: notebooks, mp3/mp4, pcs, monitores, videogames, celulares, câmeras digitais no Buscapé e Bondfaro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Assisti esse filme a uns 2 anos atras nOssa super legal.
diferente dos meus amios que acharam um saco..rsrrss
Achei bem interessante a tragetória. do dono da microsoft e da apple.

=*

Unknown disse...

A fita que eu achei muito interessante, eu gostei muito, apesar de ser tão velha senhora. Também me faz lembrar de uma série chamada Silicon valley e aborda todo o tema do mundo da tecnologia, mas de uma visão cômica, agradável e engraçado.